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Dicas para um bom relacionamento com seu nutricionista.

Cláudia Kaderli

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Achei este texto muito interessante, é de uma colega nutricionista Letícia Azen, resolvi compartilhá-lo com vocês por que acredito que seguindo estas dicas tão simples os resultados desta parceria serão otimizados.

  1. Antes de agendar uma consulta tente obter informações sobre como ele trabalha e suas especialidades;
  2. Leve para a consulta um diário alimentar detalhado de, no mínimo 3 dias, incluindo um dia de final de semana;
  3. Imagine quais mudanças você considera viáveis neste momento e exponha suas possibilidades (operacionais e financeiras) de forma clara, de modo a auxiliar o nutricionista no planejamento individualizado e exequível;
  4. Relembre ou exponha suas experiências frustradas e positivas tentando realizar mudanças de hábitos alimentares orientadas por outro profissional (sem precisar citar nomes);
  5. Não tenha medo de mudar. Confie. Se você mantiver os hábitos não irá obter resultados diferentes. Entretanto, se não conseguir colocar tudo em prática ou se sentir algum desconforto não deixe de compartilhar com seu nutricionista;
  6. Se você for consultar com um nutricionista esportivo, não peça para que ele te prescreva o suplemento A B ou C. Ele saberá exatamente o que você precisa para alcançar os seus objetivos e não colocar a sua saúde em risco. Entretanto, não há mal em questionar sobre a finalidade de alguns clássicos ou novidades, mas neste caso, se a propaganda é sedutora, mas a base científica é escassa, que tal aguardar pelas “cenas dos próximos capítulos”?
  7. Se você está muito tempo fora de forma, tente repensar o imediatismo. Ele dificilmente será sustentado. Vá com calma, foco e controle de ansiedade. Aliás, se o emocional não vai bem, não seria melhor trata-lo também?
  8. Não diga a ele que não consegue fazer o que foi pedido sem antes tentar por, no mínimo 15 dias;
  9. Lembre-se de mandar notícias sempre e não desmarque sua reconsulta quando não tiver seguido 100% do plano. Ele não espera perfeição de você. Deseja te ajudar em qualquer momento e o seu momento pode tardar um pouco. Ele irá entender e voltará a ver com você o que está sendo preciso para “virar o jogo”. Estar sempre tentando é muito melhor do que não começar e desistir.

CLÁUDIA KADERLI é nutricionista, especialista em Nutrição Esportiva e Coach em emagrecimento. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

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