Conecte-se conosco

Colunistas

Criatividade

Dênio Benfica

Publicados

em

Você se considera uma pessoa ou profissional criativo? O que desperta sua criatividade?

“Criatividade é a inteligência se divertindo” Albert Einstein.

Essa conceituação sobre criatividade de Einstein proporciona uma reflexão, de que todas as pessoas são criativas, cada um dentro das suas características e com um desempenho.

Mas como podemos potencializar nossa criatividade? Estando atento a tudo e a todos. O olhar atendo é um olhar consciente, um olhar que cria, que pode observar e enxergar além do que os outros estão vendo, de uma outra forma, em outro ângulo. Uma outra maneira de potencializar a criatividade é através do conhecimento, quanto mais conhecimento eu tenho, maior será minha expertise.

Quanto mais vasto forem meus conhecimentos, maior a possibilidade de combinação, ter um bom arsenal de combinações faz toda a diferença. Partindo de um pressuposto que a maioria das coisas são co-criadas e inspiradas em alguma outra coisa, então quanto maior for o repertório de combinações, mais criativo o profissional será.

Sugiro a leitura de jornais e revistas de assuntos diversos, leia livros diferentes do que você lê normalmente, explore fontes de pesquisa diferente, faça trajetos diferentes, se conecte com pessoas diferentes, vista roupas diferentes, esteja aberto a enxergar com os olhos das outras pessoas, converse com pessoas que têm opiniões contrárias a sua, abra sua mente para o novo e não tenha preconceito.

Pensar e agir de forma diferenciada também podem dar um up na sua criatividade. Não tem como falar de criatividade sem falar de pensamentos e ações diferenciadas, te convido a começar a pensar fora da caixa, saia do seu quadrado, ultrapasse as fronteiras, quebre barreiras, faça acontecer e reinvente sua performance e seus resultados.

Para isto é preciso ter coragem, quem tem coragem arisca coisas novas, enfrenta desafios, tem persistência e no final das contas, nunca perdemos, ganhamos ou aprendemos, depende do ponto de vista de cada um. Se permita ter o direito de errar, acredite em seu potencial, alinhe isso a sua coragem, não tenha vergonha, quanto mais você exercitar seu lado criativo, mais criativo você ficará. Exponha suas ideias por mais loucas que elas possam parecer, das maiores loucuras surgiram grandes descoberta e criações.

Seja curioso, se questione, reflita sobre seus pensamentos e ações, pense sobre alguma outra forma de fazer o mesmo trabalho, mas que gere resultados diferentes, exercite o autoconhecimento, descubra quais são seus pontos fortes e fracos, aperfeiçoe, corrija e evolua.

Ouça músicas para estimular sua criatividade, as ondas sonoras provocam vibrações em nosso corpo e de acordo com essas vibrações podemos ter resultados extraordinários. Ouse ir além, se permita mudar a forma de fazer as coisas, quando você muda seu jeito, seu comportamento, tudo muda ao seu redor.

Ao final de tudo, ter feito é melhor do que ter esperado as condições perfeitas. Se inspire em quem gera resultados, modele quem faz bem feito, não deixe as pessoas te dizerem que você não é capaz.

Hoje é quase impossível sobreviver sem sermos criativos, então trate de acionar a sua versão mais criativa e deixe sua inteligência se divertir, sua mente agradece e seus resultados serão maximizados.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas