Conecte-se conosco

Cidadania

Corpo de Bombeiros realiza formatura de 52 bombeiros mirins em Nova Serrana

Publicados

em

Ao todo cerca de 2 mil crianças já participaram do projeto educacional promovido pelo Corpo de Bombeiros em Nova Serrana nestes oito anos existência do programa

Na manhã desta quarta-feira (5), mais um projeto que é focado no desenvolvimento social e educacional de crianças de Nova Serrana completou seus trabalhos. Após a formatura do Proerd e Progea foi a vez do Bombeiro Mirim realizar sua conclusão de curso em Nova Serrana.

A solenidade do Bombeiro Mirim aconteceu no plenário da Câmara de Nova Serrana onde pais, familiares e amigos de 52 crianças participação da formatura da 16ª turma do projeto em no município.

Iniciado em 2011, cerca de 2 mil crianças com faixa etária entre 8 e 11 anos, já passaram pelo projeto ao longo dos 8 anos de desenvolvimento.

De acordo com o Saldado Bruno Manoel, os alunos que são levados ao projeto são indicados pelas instituições de ensino de Nova Serrana, que possibilitam aos alunos de destaque no dia a dia escolar ser um dos integrantes da ação.

Ainda de acordo com o Soldado Bruno, o curso tem duração de aproximadamente 3 meses, sendo ministradas duas vezes por semana aulas que duram em média três horas, neste período são trabalhados com as crianças conceitos civis. “Aqui no Bombeiro Mirim importantes diretrizes que as vezes vem sendo esquecidas são ensinadas as crianças.  Valores são resgatados e conhecimentos como primeiros socorros, trabalhos em alturas e civismo são ensinados por toda a equipe do 3º pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Nova Serrana”. Disse o soldado.

Conforme enaltecido na solenidade, o comandante do 10º batalhão do Corpo de Bombeiro Militar, responsável pelo 3º pelotão de Nova Serrana, Ten. Cel. Paulo Cesar Gonçalves, o projeto de Nova Serrana se destaca pelo envolvimento dos entes públicos e da corporação. “Em Nova Serrana temos uma estrutura limitada, uma das menores de nosso organograma do 10º Batalhão e ainda assim os 40 militares, coordenador pelo Tenente Thales Gustavo, desenvolvem um trabalho que está além de suas especificações, e isso engrandece a atuação dos Bombeiros na região, e tudo isso só é possível devido ao grande apoio dos entes políticos e públicos que fazem um trabalho impar e salutar quanto ao apoio a nossa corporação”, disse o comandante.

Por sua vez o Ten. Thales Gustavo ressaltou a importância de desenvolvimento do projeto como agente social. “A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui. Já dizia Jean Jacques Rousseau, aqui temos uma importância impar no desenvolvimento dessa educação, neste projeto somos cumplices da sociedade e podemos perceber o quanto nossas ações podem cooperar para a formação do cidadão. Vemos o amadurecimento das crianças que chegam como pedras brutas e são lapidadas com valores, somos uma das poucas cidade de Minas que executa esse trabalho e nosso projeto é que isso se mantenha afinal a educação abe não só ao pai e a mãe, mas também a nós sociedade e instituições que podem intervir e auxiliar na formação do cidadão”, finalizou o comandante do 3º pelotão de Nova Serrana, Ten. Thales Gustavo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas