Conecte-se conosco

Colunistas

CONSEP

Wellington Pimenta

Publicados

em

Você já ouviu falar, sabe o que significa, em Nova Serrana tem?

O CONSEP é o Conselho Comunitário de Segurança Pública, existe em Nova Serrana desde abril de 2004, é formado por um grupo de pessoas voluntárias que se preocupam com o bem estar alheio e com a segurança pública como um todo.

Tal conselho foi criado no Estado de Minas Gerais através de diretrizes da Polícia Militar em resposta aos anseios da população, adequando suas forças de comunicação, buscando uma proximidade mais efetiva entre as forcas policiais e a população de bem através de uma sociedade organizada e de uma polícia comunitária.

É um Conselho apartidário e sem nenhum envolvimento político. Porém devido sua grande importância, eficácia e presteza em Nova Serrana, através do poder legislativo foi instituído como entidade de utilidade pública, não tem objetivos e nem fins lucrativos.

É organizado para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comunitários em relação à segurança pública.

Muito eficiente e prático na arrecadação e capitação de recursos, formando parcerias e desenvolvendo campanhas educativas e redes de segurança  dentro de toda sociedade.

Não pertence a nenhuma instituição, toma suas próprias decisões de acordo com a vontade e a necessidade popular.

Foi criado em Nova Serrana através  da Polícia Militar e desde então vem desenvolvendo  um bom trabalho de mobilização e conscientização, estreitando os laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais e as autoridades constituídas.

Legalmente constituído no exercício do direito de associação garantido no art. 5º, XVII, da Constituição Federal / 1988, sendo inserido no contexto municipal em 2004.

O Consep transita entre o sistema de Defesa Social de uma comunidade, é uma grande ferramenta do povo, podendo ser utilizada a qualquer momento por qualquer um em qualquer questão que envolva Segurança pública. O que nesse ponto ainda vem sendo pouco utilizado e tendo pouca participação popular. O Consep tem “Voz Ouvida” entre as autoridades, tem o poder de convocar uma reunião, apresentar e ou dirimir os assuntos a serem tratados, conforme a necessidade e a vontade do povo.

O CONSEP é um inovador ambiente do exercício da cidadania, buscando uma relação de parceria concreta da sociedade privada com as instituições de defesa social, PM,  PC, BM  e outros.

Convoca a sociedade a se organizar para agir nas raízes de problemas crônicos que normalmente deságuam em crimes.

Envolve-se no contexto, ajudando a subsidiar as necessidades apresentadas  pelas entidades de defesa social , agilizando a demanda, pois para que essas necessidades fossem atendidas  pelas forças  governamentais delongariam  um grande prazo de espera além de uma enorme burocracia. Uma vez através do Consep, tudo isso se resolve em tempo hábil e com muita eficácia, com uma burocracia bem menor, tendo agilidade e objetividade nas soluções.

Além de participar de campanhas arcando com despesas e subsidiando necessidades que as forças de segurança pública  possam ter para  enfrentamento no combate direto a ilícitos que fazem parte de nossa realidade e que vem aprisionando muitos jovens e destruindo famílias.

Campanhas de trânsitos e outras ações que venham buscar a conscientização social e fortalecimento da Segurança pública.

Na busca incessante de parcerias para conseguir equilibrar uma receita que atenda as necessidades das demandas, o Consep não mede esforços, indo ao encontro da sociedade organizada e preocupada através de empresários, industriais e comerciantes conscientes de seu papel social.

Localizar as pessoas que tem vontade de fazer algo para melhorar a vida de todos é um dos papéis do Consep no dia a dia, buscar doações voluntárias, sem compromisso contratual e exigências de contrapartida, a não ser o fortalecimento da Segurança pública para todos, onde o parceiro doa quanto quiser e pelo tempo que quiser, através de uma boleta ou carnê e que todo recurso vai para uma conta, fiscalizada pelo MP, e coordenada em prol dos atendimentos como, por exemplo: Compra de pneus para viaturas; Manutenção mecânica, Compra e manutenção de computadores, impressoras e outras infinidades de gastos necessários, que  seriam atendidas pelo governo , mas que demorariam.

Então o Consep resolve com menos burocracia.

Sempre que necessário o Consep através de sua transparência pode prestar contas aos parceiros, conselheiros e a toda população.

Na constituição Federal, em seu artigo 144, diz.

SEGURANCA PUBLICA DEVER DO ESTADO, MAS DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.

Se por acaso você tem vontade de ajudar, colaborar, participar, opinar, sugerir, criticar coerentemente, venha participar conosco do Consep .

Seja um parceiro na segurança pública de nossa querida Nova Serrana. Ligue 3225-4040

Venha conhecer nosso trabalho em defesa do bem estar e da tão apregoada pela PM.

Paz Social.

A Segurança pública depende de cada um de nós, cidadão de bem.

WELLINGTON LINO PIMENTA é natural de Bom Despacho-MG, Sargento da reserva da Polícia Militar, residente em Nova Serrana há 33 anos, ferrenho defensor do meio ambiente, escritor, autor de 5 livros ainda não publicados; trabalhou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, católico estudou por 4 anos o curso de teologia para leigo.Atualmente colabora na divulgação e mobilização no Consep - Conselho Comunitário de Segurança Pública .

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas