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Economia

Com marca de Nova Serrana, Brasil estreita laços com os Estados Unidos

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Principal destino internacional dos calçados brasileiros, o mercado dos Estados Unidos foi alvo de duas diferentes ações de promoção comercial em fevereiro. Desde o dia 6 deste mês, o Brazilian Footwear está apoiando a participação de duas marcas no Showroom Seven, em Nova Iorque. Vicenza e Miti Shoes desembarcaram na costa Leste para apresentar suas coleções no Guest Designers Program, que segue até o final deste mês. Já na costa Oeste, 21 marcas nacionais participaram da FN Platform, que ocorreu de 12 a 14, em Las Vegas. A presença internacional das empresas calçadistas é apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ação inédita dentro do escopo do Brazilian Footwear, a participação no Showroom Seven reforça a estratégia da indústria calçadista nacional em posicionar as marcas no mercado norte-americano. “Os Estados Unidos sempre estiveram entre os nossos principais importadores, mas estamos buscando, cada vez mais, trabalhar comercialmente as nossas marcas próprias, para que tenhamos uma performance mais estável no mercado”, conta Ruisa Scheffel, analista de Promoção Comercial da Abicalçados. De acordo com Ruisa, a possibilidade de apresentar as marcas dentro de um showroom de moda já estabelecido em Nova Iorque abre portas, também, para o design verde-amarelo.

Imagem e negócios

Realizada no Las Vegas Convention Center, a FN Platform gerou mais de US$ 1 milhão em negócios fechados, in loco, com a expectativa de alcançar mais US$ 4,8 milhões nos próximos seis meses em decorrência do evento. As 21 marcas receberam 380 contatos, sendo 200 deles novos. O CEO da Anatomic Shoes, João Conrado, acredita que a feira ficou dentro das expectativas, especialmente pelo fato de ter ocorrido no mesmo período que a theMicam, feira milanesa na qual o Brasil estava representado por 69 marcas. “Recebemos os clientes que já trabalhamos, o que é um sinal positivo pois daremos continuidade aos negócios e ainda abrimos cinco novas contas nos Estados Unidos”.

Há 15 anos participando da FN Platform, a Pampili mantém seu posicionamento no mercado e busca, através da plataforma comercial, abrir novos clientes. De acordo com Silvana Silveira, gerente de exportação da empresa, essa edição foi melhor quando comparada tanto com a edição de fevereiro como de agosto de 2017. “Tivemos uma visitação boa de clientes norte-americanos, além de compradores da América Central e do México. Durante a mostra, conseguimos abrir, ainda, novos clientes no Panamá, Canadá e Costa Rica”, destaca. Para ela, o grande atrativo da marca é o design, as cores e, especialmente, a ludicidade dos produtos, que é a identidade da Pampili.

A importância do investimento em branding em um mercado altamente competitivo, como são os Estados Unidos, é ressaltada por Alice Rodrigues, coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados. “Estamos focados na construção e posicionamento das nossas marcas. O Brazilian Footwear tem uma agência de relações públicas nos Estados Unidos que faz o trabalho de divulgação, além de manter um relacionamento próximo com jornalistas, formadores de opinião setoriais e influenciadores digitais”, reforça. Durante os três dias da FN Platform, a agência de relações públicas do Brazilian Footwear recebeu profissionais da imprensa e influenciadores, que puderam conhecer os expositores brasileiros que estavam na mostra.

Participaram da FN Platform as marcas Rider, Grendha, Zaxy, Cartago, Ipanema, Anatomic Shoes, Moema, Schutz, Pampili, Boaonda, Shoetherapy, Carrano, Vicenza, Klin, Bibi, Piccadilly, Capelli Rossi, Werner, Amazonas, Lynd e Fio de Ouro.

  • Fonte: Abicalçados
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