Conecte-se conosco

Colunistas

Colesterol da dieta aumenta o colesterol sérico?

Mariele Lacerda

Publicados

em

O controle do colesterol LDL é essencial para o bom funcionamento do organismo, de forma que o corpo possa produzir os hormônios corretamente e impedir que se formem placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos. Por isso, seus valores devem ser mantidos dentro dos níveis adequados. Quando o colesterol LDL está alto, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares.

Mas será que o colesterol da dieta aumenta o colesterol sérico?

Ao contrario do que se pensava há alguns anos, o colesterol da dieta pouco interfere no colesterol sérico. 70% do colesterol é produzido dentro do corpo, ou seja, o colesterol da dieta pode influenciar somente em 30% no colesterol do organismo.

Por isso, o aumento da ingestão dietética de colesterol não aumenta o colesterol no sangue.  Exceto em uma minoria de pessoas (chamados hiper responsivos), estes apresentam uma alteração genética (polimorfismos nos transportadores de colesterol).

Uma forma de descobrir se a pessoa é hiper responsivos do colesterol é através de testes genéticos, porém esse é pouco viável devido ao valor elevado. Por isso é necessário observar a resposta individual à dieta, através de exames bioquímicos.

De toda forma, estudos recentes demonstram que o colesterol alimentar não aumenta o risco de doença cardíaca, ou seja, não exerce influencia na mortalidade cardiovascular.

Por outro lado, existem inúmeras evidências que comprovam que as gorduras saturadas e as gorduras TRANS são pró-inflamatórias e aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Portanto o ideal é evitar o consumo dessas gorduras (margarina, biscoitos industrializados, bolachas recheadas, molhos e temperos prontos, mortadela, salame, salsicha empanados tipo nuggets, sorvetes, tortas e alimentos comercializados em restaurantes “fast-food”. O ideal é incluir na dieta gorduras poli e monoinsaturadas como: abacate, castanhas, azeite de oliva, além de verduras, legumes e frutas. A alimentação quanto mais natural, melhor será para seu coração. Não se esqueça de praticar atividade física!

MARIELE LACERDA é nutricionista, Pós Graduada em Nutrição Clinica, Funcional e Fitoterápicos. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas