Conecte-se conosco

Colunistas

Clima tenso na terceira reunião da Câmara de vereadores

Welder Gontijo

Publicados

em

CLIMA TENSO NA TERCEIRA REUNIÃO DA CÂMARA DE VEREADORES

Realizada nesta terça feira, dia 27/02/18 a terceira reunião ordinária da Câmara Municipal de Nova Serrana. Na pauta, muitos projetos e indicações a serem aprovados, uso da tribuna por inscritos e não inscritos, ou seja, certeza de que os nobres vereadores teriam muito trabalho naquela noite.

 TRIBUNA -Convocado o primeiro orador inscrito, Vereador Professor Willian Barcelos (PTB), o qual havia requerido previamente o uso da mesma, destacou que trataria da “Condução dos trabalhos na Câmara; particularidades de um ano eleitoral e postura a ser adotada daqui para frente”. Proferido seu discurso, a reunião que parecia que transcorreria tranquilamente, adquiriu o ar de tensão.

TOMOU AS DORES – Vereador Adair da Impacto (Avante) ao que tudo indica, parece não ter gostado do discurso do colega e resolveu disparar sua metralhadora. Frases pesadas que atingiram  diretamente a imagem não só do vereador Professor Willian Barcelos, como da sua vida particular.

COLOCANDO PANOS QUENTES – A tensão que tomou conta da sessão plenária teve  intervenção por parte da Vereadora Terezinha, a qual pediu mais tranquilidade aos Pares, pedindo que após o uso da Tribuna pelo Orador inscrito, que não houvesse discussão em  Plenário, vislumbrando naturalmente que o clima tenso criado traria perdas não só aos vereadores envolvidos, mas a toda Casa Legislativa.

REUNIÕES INTERNAS – O fato ocorrido demonstra que os ares nos bastidores do legislativo municipal não são de tranquilidade. Percebe-se que nas reuniões de comissões ou mesmo de gabinetes não são suficientes para exaurir as divergências entre os vereadores, que acabam sendo levadas a Plenário.

DE LÍDER DO GOVERNO A FERRENHO OPOSITOR

Valdir Mecânico, que venceu as eleições em 2016 pelo PCdoB, tem mostrado uma postura bem diferente da conduta adotada no seu primeiro ano de mandato. Eleito pela coligação que apoiava o ex-prefeito Joel Martins, Valdir logo no início do seu mandato, figurou junto aos vereadores da base do atual prefeito, inclusive sendo nomeado líder do governo.

RELAÇÃO ESTREMECIDA – Em 2018 ao que parece, a relação entre o vereador e o chefe do executivo municipal parece estar bem estremecida. Valdir tem sido enérgico em suas cobranças junto ao executivo. Na segunda reunião ordinária, usando a Tribuna, o ex-líder do prefeito foi taxativo ao cobrar  providências quanto ao Restaurante do Trabalhador, que está fechado a 14 meses, gerando aproximadamente R$ 100 mil só em aluguel.

PONTE E MASSA ASFÁLTICA – Na última terça-feira, novamente o vereador ratificou sua posição de atuante fiscal do executivo, exigindo medidas imediatas para a reconstrução da ponte da rua vereador Lélis Camilo que foi destruída a quatro meses pelas chuvas. Informou ainda que o município já dispõe de R$ 650 mil em caixa para reconstrução, porém que a previsão das obras por parte do executivo é de que o valor total ultrapasse a cifra de um milhão de reais. Pra encerrar o vereador ainda se pronunciou sobre a qualidade da massa asfáltica que vem sendo utilizada na operação tapa buracos, qualificando a mesma de “uma porcaria”.

SEGURAR AS RÉDEAS – Pelo que se pode observar até o presente momento, o Presidente do Legislativo municipal terá que ter muita sabedoria para articular junto a seus Pares para que a paz volte a reinar na casa.

Estamos ainda no início de um ano, ano eleitoral que aguça ainda mais os interesses dos vereadores que sairão de seus gabinetes em busca de votos aos deputados que estarão apoiando.

Colocar a credibilidade do vereador ou da casa legislativa como um todo em xeque poderá trazer fortes impactos (inclusive negativos) no processo eleitoral.

“Mentes grandes discutem ideias, mentes medianas discutem eventos e fatos, mentes pequenas discutem pessoas”, fica a dica.

WELDER GERALDO GONTIJO é advogado e contador, especialista em Direito e Processo do Trabalho, articulista político, foi secretario municipal de Nova Serrana na gestão 2013/2016.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas