Conecte-se conosco

Educação

Cis-Urg Oeste realiza seminário e capacitação de profissionais da saúde sobre as Arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela)

Publicados

em

O CIS-URG Oeste, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional da Secretaria de Estado de Saúde, realizaram nesta manhã, no auditório vermelho da Faculdade Pitágoras Campus Divinópolis, o 1o Seminário Regional sobre Arboviroses.

As Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o  vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos.

Apesar de a classificação Arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, atualmente a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O seminário foi realizado tendo como base o alto índice de Arboviroses na região, e ainda teve como intuito analisar e discutir a situação dos casos na região centro-oeste e no estado e é voltado para profissionais da área da saúde de toda região.

“Esse evento partiu da ideia e da necessidade que nós temos em nossa região, em vista da situação epidemiológica e o risco de epidemia já começando com o município de Arcos. Em uma conversa na Superintendência Regional de Saúde, na qual foi solicitado ao SAMU apoio nas transferências dos pacientes com risco de vida que estiverem nos municípios e mais ainda, a necessidade de capacitar profissionais de saúde que estão nas portas hospitalares e também no PSFs, na atenção primária, para o adequado manejo clínico das arboviroses, imediatamente respondemos positivamente ao nosso superintendente regional”. Explicou o secretário executivo do SAMU Oeste, José Márcio Zanardi.

Na ocasião foram apresentados os cenários epidemiológicos estadual e regional.

A realização da palestra ainda foi positiva diante dos altos índices de proliferação do mosquito Aedes Aegypti que é o responsável pela transmissão de Arboviroses.

 

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas