Conecte-se conosco

Colunistas

Balanced Scorecard

Dênio Benfica

Publicados

em

No atual ambiente corporativo, onde prevalece à competitividade e a excelência em fazer a diferença, o maior desafio das empresas e dos profissionais é na criação e geração de valor. Para gerar valor agregado, as organizações elaboram estratégias de posicionamento no mercado com objetivo de alcançar uma situação favorável no futuro. Baseado nesse cenário trago para vocês uma ferramenta para auxiliar na elaboração do planejamento estratégico de sua empresa.

BSC- Balanced Scorecard traduzindo significa indicadores balanceados de desempenho. É uma metodologia que auxilia na gestão estratégica das empresas. Esta metodologia não esta baseada apenas em indicadores econômicos e financeiros, não que estes não sejam importantes, porque são e muito, mas apenas esses indicadores não traduzem uma visão macro da situação e desempenho das empresas.

O Balanced Scorecard permite analisar a estratégia da empresa de forma clara e objetiva através de 4 perspectivas, sendo elas

Financeira: gerar novos indicadores para avaliar investimentos, rentabilidade e lucratividade. Estes indicadores ajudam a identificar as consequências econômicas das ações já executadas. Ações, aumentar receitas e rentabilidade. Como avaliar? Através de demonstrativos financeiros.

Clientes: definir o mercado e segmento em que a empresa irá competir. Analisar a forma como a empresa gera valor ao seu cliente e ainda avaliar qual grau de satisfação dos clientes para com a empresa. Ações, apresentar os diferenciais dos produtos das empresas em comparação aos produtos da concorrência. Como avaliar? Através de pesquisas de satisfação, reposições de pedidos, etc.

Processos internos: observar os processos críticos da empresa, buscar atender as necessidades dos clientes com melhorias dos processos internos visando a excelência. Ações, ter eficiência e excelência nos processos de produção e produtos de qualidade.

Aprendizado e crescimento: envolvimento e motivação do capital intelectual da empresa em buscar capacitação e desenvolvimento contínuo, além de investimento em novos equipamentos, novas tecnologias e ainda em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e sistemas gerenciais. Ações, proporcionar treinamento e participação em eventos especializados para os colaboradores. Como avaliar? Número de horas e valor investido em treinamentos, número de certificados adquiridos pelos colaboradores e terceirizados.

Alguns benefícios proporcionados pela implantação do BSC são: efetivar estratégias em objetivos claros e esses objetivos em ações direcionadas, proporcionar aos gestores uma visão macro do desempenho organizacional, potencializar a comunicação interna e externa da empresa e permitir desenvolver um ambiente de aprendizado e desenvolvimento contínuo.

O segredo do Balanced Scorecard é mostrar ao administrador da empresa e fazer com o mesmo entenda claramente as metas e serem alcançadas e qual a estratégia a ser utilizada.

BSC proporciona alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Dessa forma, é possível coordenar de forma integrada a estratégia da empresa e direcionar os esforços para as áreas necessárias.

Portanto, para um bom entendimento do que é, de como funciona e quais benefícios que o BSC pode proporcionar, é necessário que todos os envolvidos entendam como aplicar e executar os processos. Esse conjunto de indicadores é adequado para que os administradores reflitam sobre como integrar as ações e decisões que devem ser tomadas em todos os níveis organizacionais, estratégicos, táticos e operacionais.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Josimar Silva

    10 de Abril de 2018 em 12:26

    Adoro os artigos de Denio Benfica!!! Sempre ligado aos assuntos da atualidade !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas