Conecte-se conosco

Colunistas

Autoconhecimento

Dênio Benfica

Publicados

em

De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é conhecer a si mesmo

(Willian Shakespare).

Você se conhece?

Muito se discute sobre o que fazer para alcançar o sucesso pessoal e profissional. O autoconhecimento é um processo fundamental para nos conduzir rumo as nossas realizações. Quando falamos em alcançar metas, realizar nossos sonhos é necessário expandir nossa mente e mudar nossa forma de agir. Quando muda as ações, os resultados mudam.

Você está satisfeito com a vida que tem? Está satisfeito com o emprego que tem? Está realizado? Qual estado (nível de vida) que deseja alcançar? Quais ações terá que executar para atingir esse nível? Essas perguntas podem nos direcionar e nos ajudará a refletir sobre os caminhos que devemos seguir para realizar nossos sonhos. A percepção de si mesmo nos auxilia a planejar, organizar e decidir nosso futuro e nossos objetivos, a sermos mais assertivos. Autoconhecimento é uma forma de sermos independentes.

É muito comum que tenhamos dificuldade de falar de nós mesmos. Achamos que nos conhecemos o suficiente, mas fato é que não paramos para refletir sobre nossas características, competências e habilidades. Não reservamos um tempo para pensar sobre nossa vida e como ela anda.

O autoconhecimento leva a expansão da consciência. Essa expansão nos permite enxergar nossos medos, nossas crenças limitantes, o que está impedindo de evoluirmos, de agirmos em nossa melhor versão. Baseado nessas descobertas, devemos enfrentar nossos traumas e descobrir o que gostamos de fazer, o que nos impulsiona a ir além, sair da nossa zona de conforto e enfrentar o novo, desbravar novos horizontes. Se estiver com medo de enfrentar algo novo ou algum desafio, vai com medo mesmo, na verdade não perdemos nada, aprendemos ou ganhamos.

Autoconhecimento também diz respeito a descobrir os pontos fortes, o que eu faço de melhor? Qual meu ponto forte? Qual meu diferencial? Permite ainda descobrir as fraquezas, quais meus pontos de melhoria? Em qual aspecto tenho mais dificuldade? Quando consigo responder essas perguntas, consigo subir de nível e entender quais meus limites, até onde consigo ir sozinho e a partir de quando preciso de ajuda. Vejo algumas pessoas receosas em se descobrirem, ou até mesmo pessoas que não acreditam nelas mesmas. Se você não acreditar em você, quem o fará?

O que nos faz levantar da cama todos os dias e com alegria ir para o trabalho ou ir em busca de um? Quando descobrimos o que gostamos de fazer e com o que gostamos de trabalhar, nos torna pessoas melhores, o trabalho se torna agradável, conseguimos contribuir para um ambiente melhor e para tornar as pessoas melhores.

Cada ser é único e por isso é fundamental se conhecer. Esse entendimento ajuda na autoestima, no desenvolvimento do ser e deixa a pessoa mais segura de si mesmo. Esse processo nunca tem fim, uma vez que estamos nos descobrindo e evoluindo a cada nova dificuldade que superamos, a cada limite que ultrapassamos. Nós somos capazes de realizar mais coisas do que imaginamos. Em alguns casos as pessoas com que convivemos acreditam mais em nós do que nós mesmos. Esse cenário deve ser modificado e nós devemos acreditar que podemos nos superar e vencer nossas adversidades, ultrapassar nossos limites. Nossos esforços devem ser voltados para a pessoa mais importante em nossas vidas, nós mesmos. Isso parece egoísmo, mas não é. Na verdade, devemos ter mais atenção em cuidar e nós mesmo, pois se não estivermos em nossa melhor versão, não podemos somar e nem dar nosso melhor para as outras pessoas.

Quebre paradigmas, ouse, inove, explore seu máximo potencial, descubra quem é você na essência, não tenha medo do novo, qual legado e qual marca você quer deixar no universo? Não desperdice tempo, comece onde está, use os recursos que tem, faça o que puder. Seja sua melhor versão! Viva o estado de presença do aqui e agora!

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas