Conecte-se conosco

Colunistas

A importância do voto – impacto das redes sociais – dever do eleitor

Welder Gontijo

Publicados

em

A IMPORTÂNCIA DO VOTO – IMPACTO DAS REDES SOCIAIS – DEVER DO ELEITOR

Aproximando-se do dia sete de outubro chegou o momento de decidirmos sobre quem representará nossos interesses pelos próximos quatro anos. Mesmo já se exaurindo o tempo de escolha é notória a indefinição por parte de alguns eleitores quando se trata do nome a quem creditar o voto no próximo domingo. Como se não bastasse à indefinição sobre em quem votar ronda também o pressentimento de que muitos eleitores poderão deixar de ir às urnas, demonstrando total descrença com o momento político vivido no país.

 VOTOS PERDIDOS

As últimas eleições tem retratado que eleitor brasileiro tem se mostrado pouco motivado em credenciar seu voto a um representante por ele escolhido, preferindo se abster de votar ou votar em branco ou nulo. Em uma recente disputa extemporânea pelo governo de Tocantins, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, as abstenções chegaram a 30,14%, entre os que foram votar, os votos nulos somaram 17,13% e os votos em branco 2,06%, somando um total de 49,33% de votos perdidos

.A IMPORTÂNCIA DO VOTO

A partir do momento em que deixamos de comparecer as sessões eleitorais e escolher nossos candidatos, naturalmente facilitamos as pretensões daqueles que são considerados da velha política, conhecidos por “raposas” a se perpetuarem no poder. A omissão política nunca foi e nem será nossa melhor opção. É necessário entender que o momento político em que vivemos, seja positivo ou negativo é fruto de nossas escolhas e que seus reflexos atribuem ainda mais responsabilidades em nossos atos.

VOTO ÚTIL

Diferentemente do que pregam muitos candidatos, entendemos que o voto útil seja aquele feito com consciência de escolha, oposto ao que diversos candidatos e analistas políticos entendem estar credenciados a um candidato que tem maiores expectativas de sucesso nas urnas. O voto útil, a nosso entender é aquele feito de forma consciente, creditado após uma análise aprofundada na vida de cada candidato. Um eleitor consciente, conhecedor do que representa o poder do voto não pode se deixar influenciar por pesquisas ou pelo candidato da “moda”.

 DEMOCRATIZAÇÃO DA CAMPANHA ELEITORAL

Em virtudes das alterações na legislação eleitoral que vem ocorrendo ao longo dos anos, é fato que o legislador se preocupou em dar mais equilíbrio a disputa eleitoral. A proibição de showmícios, limites de gastos, entre outros, por exemplo, fez com que o maior poder econômico de um determinado candidato não se tornasse tão preponderante em detrimento a outro candidato com menos recursos financeiros.

 IMPACTOS DAS REDES SOCIAIS

É fato de que a diminuição do período de campanha eleitoral de 90 para 45 dias fez com que candidatos tivessem que trabalhar mais em menos tempo. A necessidade de alcançar o maior número de eleitores e fazer com que suas propostas de governo chegassem até a eles com mais rapidez fez com que as redes sociais fossem maciçamente utilizadas nos últimos tempos. O que naturalmente democratizou a disputa, haja vista a rapidez, economia e maior poder de alcance.

 EFEITOS NEGATIVOS

Como nem tudo que reluz é ouro a internet também apresenta seu lado negativo. Pela grande rede também é veiculada muitas informações inverídicas. Conteúdos plantados muitas vezes por opositores com objetivo de confundir eleitores em uma tentativa de descredibilizar um candidato em detrimento a outro tem ocorrido com extrema frequência. Nunca um termo esteve tão evidente como as chamadas “Fake news” que são as informações noticiosas falsas que não representam a realidade.

 DEVER DO ELEITOR

Em momentos de dificuldade de se aferir se as informações que recebemos pelas redes sociais são verdadeiras ou falsas, compete ao eleitor ir atrás da informação e não aguardar que ela chegue e muito menos acreditar que tudo que nos é enviado é verdadeiro. Uma visita a pagina do candidato, um estudo da vida pregressa do mesmo, a analise de suas propostas para o futuro mandato, caso seja detentor de um cargo publico, como se deu sua atuação no mandato atual, sua proximidade com o mesmo, o compromisso deste candidato com sua cidade, tudo isso e muito mais deve ser analisado antes de se definir o voto.

 PARAQUEDISTAS

É comum em véspera de eleições gerais nossa cidade receber candidatos “alienígenas”, ou seja, aqueles que mal sabem onde fica a terra do sapato, mas que quando lhes é conveniente desfilam em companhia de alguma suposta autoridade pelas feiras, comércios, ruas da cidade abraçando eleitores com sorrisos largos, falas alegres e uma cordialidade imensurável, mas que passado o dia sete de outubro se esquecem até de agradecer aos votos que por aqui alcançaram, voltando somente daqui a quatro anos.

 CANDIDATOS DA TERRA

Pela primeira vez, Nova Serrana tem diversos candidatos, da terra e outros muito próximos, com histórico de vinculação direta com o município. Imaginamos que os mesmos demonstram ter um compromisso maior com nossas demandas, conhecer mais da nossa realidade, carências e ser uma ponte mais viável entre o município, estado e união. É necessário valorizar o que é nosso.

 EXERCÍCIO DE DOMINGO

Desejo que para o próximo domingo que o eleitor se encha de coragem, esperança e fé. Que se levante com toda a disposição, que vá as urnas e que vote com consciência, que escolha o melhor nome possível. O exercício do voto é o ato mais democrático que um cidadão brasileiro pode exercer. O voto é personalíssimo, somente podendo ser exercido pessoalmente e democrático, pois a ele é garantido o direito e a liberdade de escolha. Não se abstenha, não vote em branco ou nulo e muito menos jogue no lixo. Que Deus conceda saberia e capacidade aos novos eleitos.

WELDER GERALDO GONTIJO é advogado e contador, especialista em Direito e Processo do Trabalho, articulista político, foi secretario municipal de Nova Serrana na gestão 2013/2016.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas