Conecte-se conosco

Colunistas

A importância do carisma

Dênio Benfica

Publicados

em

Você se considera uma pessoa carismática? As pessoas te consideram uma pessoa carismática? Você conhece pessoas carismáticas? Você sabe o que é carisma? Mesmo que muitas vezes não falem ou demonstrem, você faz ideia de quantas pessoas olham pra você com respeito à admiração?

Essa habilidade pode te ajudar em todos os aspectos da vida, tanto profissional quanto pessoal. Todos nós conhecemos pessoas que são bem quistas em todos os ambientes em que estiverem inseridas, que atraem pessoas, que tem gente que quer ficar e ter por perto. Normalmente são pessoas que tem muitos amigos e uma vasta rede de contatos, são de fácil convivência. Essas pessoas tem uma energia diferenciada, essas pessoas são agentes transformadoras de ambientes, aonde elas chegam irradiam luz, o ambiente fica mais leve, descontraído, essas pessoas têm o dom de encantar outras pessoas. Portanto, carisma é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

O carisma está diretamente relacionado à forma de se relacionar com as outras pessoas e com o ambiente onde está inserido. Quer ter uma boa convivência e fortalecer os relacionamentos com a família, amigos, equipe de trabalho, clientes, fornecedores e com as pessoas que você se conecta em seu dia a dia? Desenvolva seu carisma.

Como desenvolver seu carisma? Independente do ambiente em que você estiver, é necessário ser sempre a melhor pessoa que você puder, praticando a empatia, inspirando as outras pessoas a serem carismáticas, a buscarem ser melhores a cada dia. Essa mudança começa de dentro para fora, é necessário que as pessoas identifiquem essa necessidade de mudança. Quando as pessoas se sentem bem em se relacionar com outras, se sentem bem no ambiente em que estão inseridas, sua performance e seus resultados melhoram muito. Elas se sentem a vontade para expor suas ideias, se sentem bem consigo mesmas, se tornam mais autoconfiantes, são verdadeiras, se tornam mais positivas e com maior autonomia para tomada de decisão.

Desta forma, a pessoa ou o profissional que é carismático tem tendência para liderar e estar a frente de grupos e equipes, para desenvolver trabalhos de maior amplitude. São pessoas dinâmicas, pró ativas e sedutoras, atraem e conquistam pessoas, coisas e ambientes. Algumas  boas reflexões para você praticar é: você gostaria de ser liderado por você? Você gostaria de ser seu amigo? Você gostaria de trabalhar com você? O que é uma pessoa carismática para você?

Boa prática e até o próximo artigo.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Wellington

    4 de dezembro de 2018 em 19:15

    Parabéns ótimo artigo, ser essa pessoa no dia de hoje não é fácil pois tem mais pessimista que pessoas otimista, mas não é impossível tudo é dar o primeiro passo, gostei muito da colocação final, top.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas