Conecte-se conosco

Sem categoria

60º BPM comemora quatro anos de instituição em Nova Serrana e consolida cerca de 40 anos de história da PMMG no município

Publicados

em

Nesta quinta feira, dia 13 de dezembro de 2018 o 60º Batalhão de Polícia Militar completou em Nova Serrana seu 4º aniversário no município, contudo já há quase 40 anos a PM se faz presente na cidade com uma história que caminha e evolui junto com o desenvolvimento de nossa cidade.

Nós do Jornal O popular não poderíamos deixar de exaltar os trabalhos feitos pela corporação que hoje se tornou referência quando se fala em empenho no combate ao crime e na promoção de segurança pública.

Sabemos que ainda estamos longe do ideal quanto a segurança pública, mas também sabemos que se ainda podemos caminhar pelas ruas, e termos o mínimo de segurança, muito se deve ao trabalho dos militares que fazem parte desta instituição.

Parabéns 60º Batalhão da Polícia Militar! Que venham muitos mais anos,  que venham muitos outros dias seguros pela atuação de seus bravos Policiais!

60º BPM –  Carta do Comando

A fração PM aqui instalada já nos idos dos anos 70, era do destacamento que pertencia ao pelotão de Pitangui subordinado a Bom Despacho, então 7°BPM. Em meados dos anos 80 Destacamento PM ainda era subordinado ao Pelotão de Pitangui que era comandado pelo Tenente Aristides, hoje Major da reserva, o Pelotão era subordinado a 51ª Cia de Pará de Minas que era comandada pelo Cap Nacif.

Em Junho de 1994, o Destacamento de Nova Serrana foi elevado a categoria de Pelotão PM sendo o 4º Pel da 51ª Cia do 7°BPM. O Primeiro Comandante do Pelotão foi o 1º Ten Adão Carlos da Silva, sendo sucedido pelo 2º Ten Marcelo Augusto Santos, hoje nosso Comandante Regional – Cel PM Marcelo Augusto.

Em 1998, o Pelotão de Nova Serrana passou a Pelotão Especial, subordinado à 50ª Cia PM situada em Bom Despacho. Insta salientar que em 28 de agosto de 1998 foi realizada a primeira reunião com o chefe do poder executivo local para a construção da atual sede do 60°BPM.

Já no dia 06 de Abril do ano de 2002, o 4º Pelotão é elevado a categoria de Cia PM, sendo a 100ª Cia PM/7º BPM.  Passaram então a compor a 100ª Cia, as cidades de Pitangui, Leandro Ferreira, Onça do Pitangui, Conceição do Pará, Araújos, Perdigão e a sede em Nova Serrana.

Em 2009 as tratrativas junto aos Poderes Executivo e Legislativo Municipal estavam avançadas e se deu inicio ao processo de um novo quartel, cuja estrutura física seria projetada para abrigar a sede do novo “Batalhão da Polícia Militar”, sendo este um passo decisivo para a instalação da Unidade.

Foi inaugurado as instalações em 13 de dezembro de 2011, ainda na categoria de Companhia, sendo que no dia 14 de dezembro de 2011, um dia após a inauguração da instalação foi elevada a categoria de Companhia Independente sendo a 28 Cia Independente. O prédio possui instalações modernas possibilitando um melhor atendimento aos Militares e a população.

Três anos após em 13 de dezembro de 2014 a cidade foi contemplada com a elevação da 28° Cia PM Ind à Batalhão de Polícia Militar – Sexagésimo Batalhão de Polícia Militar – 60° BPM da 7ª RPM.

Assim, nestes 04 anos de existência, a Unidade vem desempenhando importante papel na garantia de melhores condições de segurança para as comunidades da respectiva área de atuação, abrangendo 1950,8  km2 territorial e estendendo sua malha protetora a 06 municípios, através de 03 Companhias na cidade sede, 08 pelotões em toda área de atuação e 03 grupamentos, superando, assim, os desafios do suprimento da demanda operacional provocada pelo crescimento da criminalidade.

As transformações proporcionadas pelo progresso em Nova Serrana e região, exigiram do 60º BPM grandes esforços com vistas a continuar proporcionando um clima de segurança e tranquilidade, fazendo que a Unidade criasse ano após ano uma identidade própria e adaptasse às demandas operacionais que surgiam.

Integrado aos demais órgãos de Defesa Social, o 60º BPM é um dos importantes elos que, juntamente com o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Associações e Conselhos Comunitários de Segurança, Clubes de Serviços, e toda a comunidade das frações subordinadas ao 60° BPM, formam uma forte corrente que tem a responsabilidade de garantir a preservação da ordem pública.

 Assim, agradeço e reconheço a todos os aliados e ainda aos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de todas as frações que compõem o 60 BPM , bem como o representante do Poder Legislativo Estadual, atuante em nossa região, que diuturnamente, vem participando desta nobre e gratificante missão.

Em especial faço um agradecimento ao Comando da PMMG e ao Comando da 7 RPM pelo total apoio ao 60 BPM. Honrado fico de poder nessa oportunidade, por força de dever institucional, externar minhas ideias e sentimentos em relação ao 60º Batalhão de Polícia Militar, Unidade que tenho a honra de comandar, e que além de me receber de braços abertos, me propiciou um ambiente que possibilitou conhecer novos amigos e também amadurecer pessoal e profissionalmente.

Aos oficiais, praças e funcionários civis do 60º Batalhão, agradeço pelo apoio e pelo valioso trabalho que vêm realizando em prol da Unidade, pois os esforços desses valorosos militares e funcionários civis tem sido de fundamental importância para o alcance dos nossos objetivos de bem servir a população.

Parabéns ao 60º Batalhão de Polícia Militar, parabéns a cada integrante do 60º BPM pelo transcurso desta data tão significativa e muito obrigado pela contribuição na consecução dos objetivos propostos pelo 60º BPM Polícia Militar.

Quartel em Nova Serrana, 13 de Dezembro de 2018.

WEMERSON LINO PIMENTA, TEN CEL PM. – COMANDANTE DO 60ºBPM

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas